top of page

qui., 18 de jul.

|

Plataforma Zoom

Amor ou Devastação?

Amor ou Devastação?
Amor ou Devastação?

Horário e Local

18 de jul. de 2024, 20:30 – 21:30

Plataforma Zoom

Sobre o evento

“Na devastação evidencia-se nas mulheres uma insistência amorosa, que as aproxima da loucura, entretanto, não podemos considerá-las loucas de todo, pois [...] o universal do que elas desejam é a loucura: todas as mulheres são loucas” (LACAN [1974], 2003, p.538). Ou seja, na loucura, assim como no “ser mãe”, A Mulher existe. Daí a formulação lacaniana de “não haver limites para as concessões que cada uma faz a um homem: de seu corpo, de sua alma, de seus bens” (LACAN, [1974], 2003, p.538), quando uma mulher se encontra diante do amor.

Trecho intrigante que nos permite trazer à luz algumas perguntas: estariam as mulheres mais suscetíveis a devastações no campo do amor? Ao pensarmos o gozo feminino enquanto uma modalidade de gozo que acontece para todo ser falante, qual relação - esse gozo que tende ao infinito -, carrega com o amor?

Por fim, uma provocação que será a porta de entrada do nosso bate-papo: será que a construção social do que se lê e interpreta como amor, é realmente amar ou seria apenas um ideal de amor?

Convidamos quem se interessa pelo tema a vir conversar conosco.

O encontro será dividido da seguinte forma: 40 minutos de apresentação e 15 minutos para perguntas.

O encontro é AO VIVO e NÃO será gravado.

Contamos com vocês,

Cauana e Licene

Compartilhe este evento

bottom of page